A embraiagem é fundamental para o funcionamento do teu carro e, se não tiveres alguns cuidados, o ciclo de vida dela é muito curto. Descobre algumas dicas para poupá-la e, consequentemente, aumentar o ciclo de vida dela.
O que é a Embraiagem?
Para compreendermos como poupá-la, é fundamental sabermos o que ela faz. Basicamente, a embraiagem é o elemento que transmite a rotação do do volante de motor à caixa de velocidades – que posteriormente transferirá para o diferencial, através do eixo.
A transmissão faz-se através da pressão do disco de embraiagem. Ou seja, cada vez que calcamos a embraiagem, dentro do habitat do carro, estamos a aliviar o contacto do entre o disco e o volante do motor, o que interrompe a passagem de energia para a caixa de velocidades. O que nos leva à primeira dica.
3 Dicas para Poupares a Embraiagem do Teu Carro
1 – Não descanses o pé na embraiagem
Ao fazeres isto, estarás a afastar o platô do disco e irás causar desgaste, por lixamento, ao disco.
2 – Não deixes o carro engatado quando estiver parado
Já sabemos que devemos preservar a segurança, mas uma coisa é estacionares numa inclinação e estarás com o carro engatado, outra é estares num semáforo a premir a embraiagem, como se fosses um piloto de corridas, para estar pronto para arrancar logo à viragem do verde. É melhor perderes 1 ou 2 segundos no arranque e ganhares mais uns valentes quilómetros de uso da embraiagem.
3 – Em inclinações, opta pelo travão de mão, em vez da embraiagem
Não, não faz de ti maçarico. Só poupas a embraiagem de fazer o trabalho de estabilizador do carro quando o travão tem esse propósito. E, lá está, ganhas mais uns valentes quilómetros de embraiagem.